PNDS inicia programa de atualização técnica para profissionais de granja
Conhecido como PRACTIS, o seminário busca atualizar e disseminar informações dentro do setor

Sintonizada com a inovação constante e com a busca de soluções práticas para a suinocultura de ponta, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) por meio das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), formou uma parceria com a  Integrall – Soluções em Produção Animal, para promover um ciclo de treinamentos gerenciais e técnicos em diversas regiões do país. Conhecido como PRACTIS, o programa tem como público-alvo os gestores de granjas, chefes de setor e demais profissionais envolvidos com a rotina operacional das granjas e objetiva levar ao conhecimento dos profissionais temas atuais discutidos sobre o setor, disseminando informação sobre técnicas, tendências e as projeções para o mercado de suínos.
A primeira capacitação realizada em parceria com a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e o Sebrae/SP aconteceu no dia 11 de julho e reuniu mais de 80 profissionais no Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que foi parceiro da ação. Segundo a engenheira agrônoma e vice-presidente da APCS, Sandra Brunelli, “gerar resultados, otimizar os recursos, formar líderes e levá-los a fazer a diferença é de grande importância para o setor suinícola. O PRACTIS veio com este objetivo e conseguiu surpreender com seus métodos”, afirma. Sandra confirma para a próxima edição um número ainda maior de profissionais.
A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, abriu o evento ministrando  uma palestra sobre a criação do PNDS e suas estratégias no setor. Os profissionais puderam ainda contar com conteúdo atualizado sobre o setor de suínos, com palestras a abordaram gestão de equipes e gerenciamento dos gargalos de produção; técnicas atuais de manejo de machos e fêmeas, além de conhecerem os desafios para os próximos 10 anos na produção de suínos. Segundo o consultor da Integrall, Iuri Pinheiro Machado, o programa traz uma abordagem mais prática dos assuntos do dia a dia da granja, com foco na inovação e no resultado. “O PRACTIS inova por se tratar de um Programa desenvolvido em sintonia com as questões atuais da suinocultura altamente tecnificada, voltado para o público da produção, com abrangência nacional, mas foco regional”, diz.
Ricardo Borgheresi Calil Consultor de Agronegócios Sebrae/SP e Coordenador do PNDS no Estado de São Paulo pelo Sebrae/SP, destacou a importância da suinocultura para o agronegócio brasileiro. “É gerador de renda e do fornecimento de proteína animal para o mercado externo e interno. Diante deste cenário, participar do PNDS significa na visão do Sebrae/SP, contribuir para a evolução de uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil”, comenta. Ainda para Calil, o PNDS tem papel fundamental no crescimento do setor e o estado de São Paulo, pela sua representatividade. “Acreditamos que em ações de qualidade como esta o suinocultor pode elevar seu nível de conhecimento teórico-prático e ainda levar melhores soluções para seus negócios”, diz.
Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, a participação em escala dos gerentes de granjas e chefes do setor no evento reforçou a necessidade da cadeia em aperfeiçoar os procedimentos de gestão e manejo nas granjas. “O aumento da competitividade está em uma produção mais eficiente, que depende diretamente de mão de obra qualificada. Esse é o papel do PNDS na área de produção em São Paulo. Contamos com a participação maciça dos colaboradores nos próximos eventos”, encerra.

Fonte: ABCS
Publicado em 19/7/2012